A notícia sobre a invasão dos índios em fazendas e terras no interior da Bahia, divulgada nos principais jornais e nas redes sociais tem suscitado vários debates a respeito de qual lado se encontra a razão dos fatos.
De um lado, os fazendeiros e proprietários de terras, sendo expulsos das suas casas e vendo anos e anos de investimento das suas vidas serem tomados de forma violenta e desrespeitosa pelos índios armados e dispostos para enfrentar qualquer reação.
Do outro lado, os índios, cansados de esperar por uma justiça que ficou de corrigir e ratificar uma injustiça do passado quando eles eram as vítimas, também expulsos das suas terras de forma violenta e desrespeitosa, muitos massacrados e mortos para que os poderosos pudessem construir os seus patrimônios.
O uso da violência nunca deveria ser estratégia para resolver problemas e certamente, pelo menos nesse caso, provavelmente não seria se os governos e os representantes da justiça não fossem omissos nas suas obrigações.
O que poderíamos esperar quando há mais de 30 anos a justiça não assume a resolução desse problema?
Assim como vários outros problemas políticos e sociais, esse poderia ter sido evitado se nas cadeiras ocupadas por incompetentes, corruptos e ambiciosos, tivessem pessoas realmente empenhadas em garantir a justiça e a ordem da nossa população.
(fonte da imagem: http://fabionoticiasdacidade.blogspot.com.br/)
2 comentários:
Ivana, teu ponto de vista está correto.
Um abraço.
Com serteza seu ponto de vista é correto, os indios requerem o que perderam .
Ivana eu estou com muita saudade de seus contatos no meu msn .Bjs continuo te amando .
Postar um comentário