Com o carro na oficina tive que pegar um onibus para ir trabalhar.
Confirmei o que penso: - Adoro andar de ônibus!
Antes que possam me julgar mentirosa, esclareço:
Adoro andar de ônibus porque não me estresso no trânsito, porque tenho a possibilidade de reparar melhor nas coisas e nas pessoas ao meu redor.
Mas não em qualquer ônibus. Não!
Dificilmente eu diria isso se fosse obrigada a pegar todos os dias um ônibus, no final do expediente; caindo aos pedaços; lotado; sujo e com o motorista a todo instante dando arrancadas e freadas bruscas, entre outros sofrimentos a que estão sujeitos todos os dias milhares de pessoas.
Adoro andar de ônibus, quando vou sentada; quando ele não demora para passar; quando as cadeiras são pelo menos um pouco confortável; quando o veículo é novo e limpo; quando o motorista e o cobrador são educados e tranquilos e os passageiros também.
Se assim fosse o transporte oferecido para a maioria da população, seria bem mais fácil convecer as pessoas a deixarem seu carro na garagem para economizar combustível e melhorar o ar do planeta.
Pensando na quantidade de imposto que pagamos e no valor exorbitante das passagens de ônibus, não há nada que justifique não ser desta forma.
Ou, do contrário, há sim uma justificativa para que paguemos por um serviço de boa qualidade e recebamos um de péssima: o nosso comodismo em aceitar passivamente tudo o que vem para nós como decisão final dos manipuladores do poder governamental.
Assim como desconhecemos a força da nossa fé, também desconhecemos a força da nossa consciência política e a força de um povo unido.
Começamos a incutir uma compreensão de que pessoas educadas não fazem barulho, não chamam atenção.
Vivemos em uma democracia, nem por isso é lícito o comodismo.
Não basta a eleição, é necessário a fiscalização e as cobranças.
Vivemos em um regime capitalista, nem por isso é lícito o egoísmo.
Viver cada um por si nada tem a ver com educação e sim com ignorância a respeito da vida em sociedade, da vida em comunhão.
Um comentário:
VANINHA COMO SEMPRE SEUS TEXTOS SÃO BONS,ESSE POR EXEMPLO DEVERIA ESTÁ NA PRIMEIRA PÁGINA DE UM JORNAL.
Postar um comentário