sábado, 1 de outubro de 2011

INTERNET- UM CANAL DE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

Outro dia eu estava pensando nisso: “- Para a maioria das pessoas, a história é muito mais fácil de ser compreendida nos livros do que no momento em que ela acontece”.

Pelo menos no tratante a história política. O que ocorre é que os fatos acontecem, geralmente, de forma muito sutil e, ainda por cima, muitas vezes mascarados, aí, fica difícil perceber a relevância dos mesmos, ou pior, a gravidade de alguns para o futuro.

No Brasil democrático, atual, o que percebo, analisando particularmente o caso da greve dos professores no estado do Ceará e a situação política de alguns estados e municípios, é que a democracia finda exclusivamente na ação do voto para a escolha dos nossos representantes.

O político, depois de eleito, a grande maioria, se reveste de uma “blindagem” que o torna imune a qualquer reação do povo que o elegeu. De nada adianta discordar do seu representante, ele não lhe representa mais, representa a si próprio apenas.

Nas “casas públicas”, onde os candidatos são colocados pelo povo, há normas e regras que distanciam totalmente este povo delas. São muitos protocolos e burocracia nesses palácios. A reles população fica totalmente de fora, já serviu ao que se pretendia, elegeu, agora é desnecessária a sua opinião e anseio.

Para mim, politicamente falando, o maior avanço democrático que já tivemos, depois da conquista da democracia foi a “internet”.

Antes dela, todos os meios de comunicação eram de domínio da elite que se reversava no poder de governar a sociedade. Hoje, eles tem que engolir o povo nas suas manifestações particulares e, muitas vezes recorrem a estas para garantir a audiência dos seus programas de entretenimentos e de jornalismo.

http://cmeisal.blogspot.com/
Nós, educadores, no âmbito geral da palavra, que abrange toda e qualquer pessoa capaz de instruir alguém na aprendizagem de algo, temos que ser incentivadores do uso da internet como canal  de manifestação da massa social.

Infelizmente, o computador ainda é um instrumento distante na maioria das escolas, embora percebamos por parte do governo federal vários programas de incentivo do mesmo. Há alguns meses, por exemplo, aqui no Rio Grande do Norte foram distribuídos notebooks para os professores. Todavia, tenho as minhas dúvidas se a maioria desses professores já tenha descoberto o “poder” que tem em suas mãos.

As nossas crianças e jovens, que descobrem a internet, geralmente, nas lan houses ou, no caso dos que têm computadores, sozinhos, em casa. A escola não tem ainda a capacidade de instruir estes jovens, visto que grande parte dos educadores brasileiros não estão capacitados para isto.

Precisamos compreender que a história neste momento e nós fazemos parte dela. Temos a opção de vê-la passar, ou nem vê-la, ou, ainda, de fazer parte da mesma. As nossas atitudes indicam a nossa escolha.

Eu escolhi a internet para fazer valer a minha passagem na história. Do meu jeito. Aqui, com os meus amigos, compartilhando o que penso e conhecendo o que eles pensam também.

Chega de toda essa Democracia deturpada onde ao povo só é dado o direito de eleger.

O pior de tudo, gostaria de declarar aqui: Há muita perseguição e terrorismo acontecendo no interior dos governos, de forma sutil, atingindo individualmente as pessoas. O restante do povo nem fica sabendo dessa história. Só conhecem as propagandas bonitas que passam na televisão.

Eu posso falar aqui. O Blog é meu! “ – Tô pagaaaaaaaaaaaano!”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...