domingo, 9 de outubro de 2011

CONVERSA COMIGO MESMA


Muitas vezes deixei de escrever para o Blog por não conseguir ter em mente um tema ou um assunto que parecesse relevante falar sobre ele. Hoje a dificuldade que se apresenta é totalmente diferente, tenho vários assuntos que me vem ao mesmo tempo e finda eu não conseguindo me concentrar em um deles apenas.

A sensação que experimento, e estou quase certa da veracidade desse diagnóstico, é que estou com a mente acelerada. Uma das evidências disso é a dificuldade em relaxar até para dormir. A minha cabeça está cheia de muitos compromissos e afazeres. Tenho acordado já cansada.

Sei que o descanso é privilégio para poucos. Ainda mais em se tratando de mulher que, além das obrigações profissionais, soma as obrigações de dona de casa, de mãe, de filha, de madrinha, de vizinha... e, sei lá mais o que tanto a gente é numa pessoa só.

Tantas são as obrigações que o ócio, quando ocorre, vem carregado de culpa. Na verdade é mesmo difícil experimenta-lo quando se sabe que a pia nos aguarda cheia de louça para lavar, que a casa está empoeirada, que necessitamos ir ao supermercado para repor alguns itens que começaram a faltar na dispensa e outras coisas que detectamos como urgentes e relevantes.

Se eu ouvisse meus próprios conselhos, certamente aqui eu estaria decidindo por, relaxar um pouco, sem culpa. Passaria a acreditar que a casa não vai cair, que o mundo não vai acabar e a família não vai morrer por eu fechar os olhos e ignorar essas necessidades.

Mas, pelo menos, uma coisa eu aprendi, a compartilhar com todos em casa as obrigações. Aqui, dia de faxina, até quem não é da família, estando presente é convocado para colaborar.

O resto, eu prometo a mim que irei aprender.

4 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Amiga Ivana, ser dona de casa e trabalhar fora não é tarefa fácil.
Em alguns aspectos, o mundo moderno exige mais da mulheres. Existem homens aqueles conscientes, falo quando a mulher tem companheiro, que colaboram no trabalho doméstico e não deixam que a mulher se sobrecarregue com os trabalhos da casa.
Um grande abraço. Tenhas uma linda semana.

Néia Lambert disse...

Oi Ivana, também não consigo relaxar se alguma coisa estiver me esperando para ser arrumada ou resolvida. O que faço é começar bem cedo o meu dia, assim tento fazer tudo que preciso, mas para descansar completamente preciso estar isenta de preocupação, senão nada feito.
Tenha uma ótima semana e desacelere a mente, isso de vez em quando faz bem!

Beijos

AC disse...

Ivana,
Vida de mulher, reconheço, não é fácil, não. Como você muito bem diz, "Tantas são as obrigações que o ócio, quando ocorre, vem carregado de culpa." E, não esqueçamos, estamos a falar da mais bela flor da criação.

Beijo :)

vovo cibernetica disse...

Ivana ,tem um ditado popular que diz; quem muito abraça pouco aperta . Voce é dinamica de mais e vai se cansando porque ninguem é de ferro. Voce não sei como ainda encontra tempo para escrever no seu blog e diga-se de passagem: seus textos são lindissimos e cheios de conhecimento Parabens pelo seu dinamismo .
Quando eu cresser quero ser que nen voce kkkk.
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...