Política, guerras, são assuntos muito complicados. Não é coisa de interesse dos jovens. Fica para os adultos, e poucos deles, diga-se de passagem. Quem se interessa em ver coisas sobre “os conflitos no Oriente Médio”? Ninguém entende nada direito mesmo.
Não adianta criticar os jovens por pensarem assim. São jovens, só buscam o que lhes interessa, isso é natural. Cabe a nós adultos tornar os assuntos importantes interesses para os jovens.
Sobre os “Conflitos no oriente Médio” o que podem lhes interessar é saber:
ü A Palestina era dona do seu território. – Como o Brasil é.
ü A maioria dos palestinos, agora, é obrigada a desocupar as suas casas, seus apartamentos, suas terras para os Israelenses se apropriarem. - Pensemos: Isso nunca poderia acontecer conosco?
ü Os conflitos no Oriente Médio, antes de serem por uma causa religiosa ou nacionalista, são movidos por interesses econômicos das potências estrangeiras que ambicionam o controle das suas fontes de petróleo. – O Brasil descobriu o pré-sal, tem bastante água para fontes de hidroelétricas e terras para produzir biodiesel. Já está sendo visto pelos estrangeiros como a “futura potência energética do mundo”.
ü A palestina não foi dominada do dia pra noite. Antes foi enfraquecida estrategicamente através de discórdias disseminadas entre seu próprio povo. – O Brasil é uma nação de misturas de raça, nem por isso deixamos de ser preconceituoso e vivemos atualmente uma guerra civil, não declarada oficialmente, com os comandos do narcotráfico.
ü Os Palestinos foram gradativamente sendo espremidos, hoje estão encurralados entre muros de até 9 metros de altura e outras barreiras. Os brasileiros nem percebem, na maioria, a manipulação que sofrem na mídia e, principalmente, dos políticos.
E aí? Vai continuar pensando que aquele mapa do Brasil, belo e imponente é estável para sempre? Que podemos viver somente “cada um na sua”? Vai continuar se preocupando só com roupas, novelas, shopings...?
ü Acordos políticos estão sendo feitos.
ü Privilégios e empresas são vendidos todos os dias aos estrangeiros.
ü Os nossos jovens não são educados para pensar.
ü Mal conhecemos nossa história, nossas bandeiras e nossos hinos.
ü Não sabemos eleger nossos representantes políticos.
ü Não sabemos cobrar os nossos direitos.
Presa fácil é o que somos. Só o “conhecimento” pode nos fortalecer. Interesse-se. Leia, assista os noticiários. Construa uma opinião própria. Seja flexível e sábio para reconhecer as verdades que muitas vezes se escondem por trás das mentiras que nos são ditas. Só dessa forma garantirá a defesa do patrimônio que é seu e nosso.
(Ivana Maria)
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O QUE INTERESSA AOS JOVENS?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Sou suspeita para falar, pois alem de sua filha sou uma admiradora desse assunto, uma das poucas jovens que se interessa! xD
Amei seu texto, acho que representou bem o que devemos ver e nos preocupar, o futuro do nosso pais!
Continue assim, amei o texto, vou sair enviando para todos, continue!!!
Que massa esse texto, muito realista ...
beeijo
Oi Ivana, obrigada por suas palavras no meu blog. Gostei muito do seu jeito de escrever e a partir de agora vou seguir seus posts. Eu escrevo pra tentar desabafar um pouco as minhas inquietações e reflexões. Espero que leia, e quando tiver alguma consideração, sinta-se a vontade pra escrever, ok?
Olha, visto pela ótica técnica está brilhante, ou seja, o manejo fácil para despertar o interesse do público alvo que a geração futura , os nossos jovens, parabéns. E, pela visualização da escrita, sem comentário, pois tem conceito, tem começo, meio e fim, siga em frente, está no caminho certo para tornar-se uma grande escritora. nota 10
Acho que o ensino de sociologia e filosofia não era para ser restrito ao ensino médio,deve-se educar criticamente desde a base.Quando chega ao ensino médio eles já podem votar,e com essa base poderia refletir muito melhor sobre a realidade em volta e de como agir,modificando-a através de seu voto.
Adorei o blog,e espero que contiue postando sempre :]
LIndo ....Gostei da abordagem foi muito real e objectiva..De Angola ja tens um fãn,,,,,
Olá, Ivana
Parece que este texto foi escrito ontem, de tão atual, tão verdadeiro e até perigoso. O Brasil não se deu conta do perigo que corremos.
Estava procurando temas de interesse dos jovens e achei o seu por acaso. Amei. Muito didático.
Abraços
Postar um comentário