Alguns filmes de ficção, futurísticos, chocam-nos por apresentar comunidades acostumadas com certas privações da natureza. Como cenas que mostram as pessoas conhecendo a fauna e a flora terrestre apenas através de arquivos ou convivendo naturalmente com a escassez de água e coisas desse tipo.
Acontece que esse futuro já chegou na vida real.
Muitas são as crianças e até adultos que nunca viram, por exemplo, uma vaca, uma galinha ou um pé de tomate, de perto, ao vivo.
Acostumamo-nos de tal forma com certas coisas, que estas se tornam natural para a gente.
É o caso, por exemplo, de sermos obrigados, aqui em Natal- RN, a comprar água mineral para abastecer a nossa casa porque a rede de águas encontra-se contaminada por Nitrato.
Um problema que já vem sendo alertado há mais de dez anos, como a postagem publicada no blog http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u14735.shtml , no dia 17/11/2000.
A principio, comprar água mineral parecia uma alternativa provisória, de lá para cá, nada mudou. Exceto por uma notícia publicada recentemente, em novembro de 2010, que descreve sobre o projeto aprovado pela câmara de vereadores prevendo a utilização da água contaminada para “agoar os canteiros da cidade”.Tal projeto apresenta-se como uma medida para “reciclar” naturalmente a água, permitindo que as plantas a descontamine. http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-59060 .
Penso que esperaram muito tempo para tomar uma medida tão fraca quanto essa. Tempo suficiente para enriquecer muitos proprietários de fontes de água mineral. Estes devem estar aprovando totalmente as providências dos nossos administradores, já que não representam nenhuma ameaça para o seu próspero comercio do liquido vital.
Tem ainda outro agravante, 90% da população não têm condições de abastecer as suas casas com a água mineral, que já subiu de preço cerca de duas vezes no ano passado. Estes estão literalmente condenados a se intoxicarem com a água contaminada de Nitrato, que também pagam para receber em suas casas.
Poucas são as pessoas que reclamam.
Vamos nos acostumando com as nossas privações e tornando-as naturais.
2 comentários:
Ivana, esse é o grande defeito dos brasileiros, aceitarem os fatos calados. Precisamos gritar alto e não deixar que uma minoria sempre leve vantagem em tudo.
Beijos
Bom dia amiga!Adorei seu post informativo e devo lhe dizer que aquí em Fortaleza as coisas não são muito diferentes não.A tal Fortaleza bela existe mesmo só na mídia para os turistas,o resto é dengue e rotavirus, hospitais lotados e o lixo? esse faz a decoração de cidade...é minha amiga também temos isso em comum.Onde vamos chegar desse jeito, né mesmo?Também com as políticas que temos desde pequeninos,sempre nos condicionando a não saber, não entender e a aceitar.Mas isso é coisa que só você sabe escrever bem...rsrsrsr e eu adoraria ler, como sempre.Um grande bj no seu coração.
Postar um comentário