Talvez por não conceber ao certo o que significa realmente política e somente associá-la a períodos de campanha eleitoral ou aos escândalos de corrupções envolvendo os representantes políticos e governantes.
De onde vem o mito de que “política não presta” e “todo político é ladrão”?
Também, pelas experiências da maioria das pessoas com aqueles políticos que após eleitos esquecem totalmente dos seus eleitores para depois, só recobrarem a memória na próxima campanha eleitoral.
Porque é tão dificil entender sobre política?
O conhecimento sobre política não está tão distante do povo, tampouco, tão próximo. Está próximo se, por exemplo, eu pensar em política como tudo o que envolve as decisões relativas a minha vida social, como ir a uma praia; ir a um shoping; estudar; casar; ter filhos; trabalhar; comer; vestir e tantas outras que, embora a mim pareçam deliberadamente pessoais, depedem da situação econômica que me encontro; do nível intelectual que eu consegui alcançar; da minha saúde; das condições de acesso aos locais; etc. Reconheço assim, que é importante a reflexão sobre quem irá me representar nos orgãos públicos governamentais e assembléias pois de lá saem as decisões sociais que interferem diretamente nas minhas opções pessoais.
Isso é o suficiente para se ter o conhecimento completo sobre política?
Toda ação política diz respeito a tomadas de decisões serissimas e complexas relativas a economia e isso ainda está muito longe do entendimento da maioria da população. Tudo o que assistimos, sejam políticas sociais; políticas educacionais; políticas de segurança pública; de saúde; etc., estão inteiramente dependentes dos conhecimentos e decisões da área econômica.
Mesmo sem muito conhecimento, é fácil escolher um candidato?
Ainda é muito grande, no Brasil, o numero de eleitores que avaliam o caráter e a capacidade dos seus canditatos pela bondade que estes demonstram ao doarem óculos de grau; tijolos; conseguirem vaga de emprego; remédios, ou ainda, simplesmente, por dar demonstração de humildade andando a pé pelas ruas, abraçando os “pobres”. O conhecimento sobre política caminha de braços dados com a educação institucionalizada e a capacidade de escolha do melhor candidato varia conforme o grau de conhecimento adquirido pelo eleitor.
Por que os professores e a educação ainda são tão desprestigiados, embora as propostas da maioria dos políticos articulem o contrário?
Quanto mais alto o nível de escolaridade e a qualidade dessa educação, mais esclarecido será o eleitor. Isso não é muito vantajoso para esses políticos “bonzinhos”. Felizmente é possível perceber que os jovens hoje estão mais antenados, apesar de alguns equívocos em que baseiam as suas afinidades por determinados candidatos, o importante é que estão participando, principalmente através da internet, discutindo política. Até lá, quanto maior esclarecimento buscarmos para analisar os candidatos, menor será o nosso erro nas escolhas.
3 comentários:
Esse é um momento importantíssimo para todos os brasileiros, embora muitos acham insignificante ficarem falando de política como se ela não fizesse parte dos nossos interesses. A responsabilidade nesse momento é inteiramente nossa caro eleitor, pois são com os nossos votos que os candidatos eleitos governarão o nosso país nos próximos 4 anos. Queiramos entender ou não, diz respeito ao nosso futuro e o futuro do nosso país em todas as áreas de nossas vidas, não só política, mas, economica, social, ambiental e etc. Direta ou indiretamente, somos dirigidos pelo sistema político governamental do nosso país. Por isso, repito, é de suma importância o nosso voto, com certeza não há nenhum candidato perfeito, porém existem sim, alguns que zelam pela sua própria integridade e isso reflete na sociedade e no seu país. Portanto, vamos com muita responsabilidade votar no próximo dia 03/10, não pensando nos nossos interesses pessoais, mas, na sociedade em que vivemos. PARE, PENSE, REFLITA E VOTE CERTO. BJOSSSS PRA TODOSSS!!!!!!!!
Ivana, desculpa a demora em retribuir sua visita, é que minha vida não anda fácil. Nem sei como ainda consigo alimentar meu blog. Quando tinha três filhos adolescentes em casa era bem mais fácil, embora mais trabalhoso. As preocupações e os problemas só crescem quando eles saem de casa e formam suas próprias famílias.
Adorei sua visita, seu comentário, tudo! E adorei, sobretudo, seu blog! Pretendo voltar aqui muitas vezes!
Um beijo.
Chi, preenchi errado e você não vai saber quem sou.
Agora sim.
Postar um comentário