· TEMO QUE AO INVÉS DE ORGULHO, O MEU ESFORÇO PARA GARANTIR A ASCENÇÃO DO PRÓXIMO, ALIMENTE A IDÉIA DE QUE SOU ULTRAPASSADA.
· TEMO QUE A INGRATIDÃO COM A MINHA PROFISSÃO TORNE-ME UMA CÉTICA DO MEU PRÓPRIO VALOR
· TEMO QUE OS ESFORÇO PARA EXIGIR MEUS DIREITOS ENDUREÇA O MEU CORAÇÃO E EU OS DEFENDA AINDA QUE INFLIJA OS DIREITOS DA CRIANÇA.
· TEMO QUE A LUTA PELO RECONHECIMENTO DA MINHA PROFISSÃO OFUSQUE O MEU ENTENDIMENTO QUE EDUCAR É ANTES DE TUDO UMA MISSÃO.
· TEMO QUE DE TANTO SER EXIGIDA SEM AS DEVIDAS RECOMPENSAS EU PERCA O AMOR POR ENSINAR.
· TEMO QUE AFIRMAR SOU PROFESSORA DESPERTE NOS OUTROS COMPAIXÃO AO IVÉS DE ADMIRAÇÃO.
· TEMO QUE A CADA GERAÇÃO, NOS VALORES REPASSADOS PELAS FAMÍLIAS, TORNE-SE MENOR O RESPEITO DOS ALUNOS PELO MESTRE.
· TEMO UM DIA PERDER O ENCANTO DE EDUCAR, SERÁ O MESMO QUE DESISTIR DA VIDA.
8 comentários:
Somos colegas, como tal partilho alguns doa medos que enunciou. Mas, sabe uma coisa, já os consegui esbater. Adoro ensinar e é aí que encontro a recompensa: no prazer que obtenho.
(Em Portugal a nossa profissão tem reconhecimento. Mas, reconheço, as coisas já estiveram melhores...)
Beijo :)
com certeza isso não vai acontecer, eu vejo seu desempenho todo dia minha mãe, você é uma entre poucos mestres que se interessa pelo ensino do brasileiro! Te admiro muito!
Concordo com cada frase, as vezes me pego pensando em algumas e no mesmo estante procuro pensar na satisfação de ver o aprendizado, os olhinhos brilhando na descoberta de algo novo (para ele) e ai sinto-me encorajada a continuar, mesmo com todos os desgastes dessa que deveria ser a mais nobre das profissões, pois todos sejam doutores ou apenas letrados passam por nossas mãos!
ENTÃO: FELIZ DIA DOS PROFESSORES PARA TODOS NÓS! “Que Deus nos ajude!”
Querida Ivana, não a conheço pesso_
almente,mas pelo que vc escreve em seu blog dá pra perceber que tipo de ser humano e educadora vc é;dígna da admiração e respeito mesmo de quem não a conhece.Sei que vc tem razão em suas colocações mas sei também que jamais agirá de forma contrária porque vc é educadora por amor,não é apenas uma professora.Parabéns por ser assim.bjs
Como Elora disse, você é uma entre poucos mestres que se interessa pelo ensino do brasileiro, e se todos fossem como você, a educação não estaria assim hoje. Beijos, mimi. =)
O medo é um mau necessário na vida do homem. Esse seu Ivana, tem um lado positivo. Vc se importa com o seu próximo. E tenho por certo que o amor e a vocação que vc tem pelo ensino, jamais serão frustrados pelo medo ou qualquer outra adversidade. Continue fazendo a sua parte, plantando boas sementes, e verás os frutos do seu labor refletidos na sua vida, na familia e na sociedade. Um bjãooo grande. Dira.
Querida Ivana, amiga que ganhei pela solidariedade demonstrada. Vi seus medos e resolvi lhe falar como aluna que sou: que seria de nós alunos que queremos aprender "realmente" se não tivéssemos mestre dispostos a ensinar "realmente". Vejo no dia-a-dia da minha sala de aula pessoas que ocupam cadeiras mas não captam o conhecimento. Que até tiram notas boas fruto do desreipeito por elas mesmo utilizando métodos escusos. Estou enfrentando dificuldades em fazer minhas provas porque a mente voa e parece que tenho um maracanã em dia de jogo no meu ouvido de tantas informações e pensamentos gritando. Mas, tenho uma certeza, os 10 que tirava antes é fruto do meu esforço e de mestres que souberam passar seus conhecimentos e as notas baixas que terei que assimilar agora, não estava acostumada com isso, são frutos de uma mente em ebulição que está se organizando aos poucos mas, mesmo assim, não utilizei meios obscuros para atingir conceitos que nunca serão meus.
Parabéns pela sua profissão e confesso não ter paciência para exercê-la um dia mas admiro muito quem assim o faz.
Existem também os professores que ocupam cadeiras a esses eu não chamo de mestres.
Parabéns pelo seu dia (15/10/2010).
Vou tentar falar algo sobre o seu medo.Não concordo comesse tipo de sentimentoem vc.
Jamais alguem poderá lhe considerar como ultrapassada.O seu valor como professora está a cima de tada e qualquer critica.Sei q jamais seu coração será endurecido pq a sua
profissão é mais q uma missão. O seu amor supera tudo isso .Tenho uma grande admiração pelo q vc transmite nas suas cronicas.O professor é digno de respeito acima de tudo.Jamais vc irá perder o encanto pela sua profisão . Sou su a fã bjss (Aguida Araujo Lima)
Postar um comentário