segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A CULTURA DA VIOLÊNCIA


Para quem conseguiu passar as festas de Natal e fim de ano em confraternização com amigos e familiares, em reflexão e agradecimento pela saúde e pela paz , restou também o sentimento profundo de alívio Por ter sobrevido até a virada do ano, apesar da violência que assola toda a nossa sociedade. Alguns não conseguiram.

Muitas vezes me questionei a respeito daqueles países do Oriente Médio que convivem por anos e anos com o que já se tornou uma cultura de violência. Será que toda a população já se acostumou com isso?

Transfiro o questionamento para nós brasileiros. Será que já nos acostumamos com a cultura de violência que se instala cada vez mais no nosso país?

O que temos em comum com o Oriente Médio nessa cultura de violência?

Encontramos pontos cruciais que podem explicar esse fenômeno nas informações de Abbaas Amant, historiador do Oriente Médio que destaca os principais problemas sociais de lá, “... uma distribuição de riqueza assimétrica, altas taxas de desemprego, corrupção desenfreada, burocracias ineficientes e problemas ambientais e de saúde.”

Descobriu semelhanças?

O que estamos fazendo? Vivemos numa democracia, somos governados e temos as nossas leis formuladas e aplicadas por aqueles a quem escolhemos. Mesmo assim, a violência em nosso país está fora do controle.

Em todas as campanhas eleitorais esses problemas sociais e políticos servem de bandeiras para eleger aqueles que depois descambam por uma conduta que foge totalmente dos discursos e das promessas feitas.

A impossibilidade de solucionar todos esses problemas tem um motivo que se resume em uma palavra: IMPUNIDADE.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...