Dizem que os filhos só reconhecem o verdadeiro valor dos pais quando se tornam pais.
Descobri que o caminho inverso também é verdadeiro.
Não no quesito valor, mas no quesito compreensão, que acredito seja o termo melhor colocado na questão.
Nós pais, ou adultos em geral, só seremos capazes de compreender nossas crianças e jovens, se fizermos parte do que eles estão vivendo.
Quem nunca tem tempo para brincar com as crianças sempre vai se incomodar com o barulho que elas fazem , com a correria delas e com os brinquedos espalhados.
Quem nunca se atreve a aprender com os adolescentes e jovens a utilizar a internet, nunca vai compreender o fascínio que o prende na tela do computador quando deveria estar estudando, por exemplo.
Não estou defendendo a conivência com os brinquedos espalhados ou com o relapso aos deveres por causa do computador.
O que estou dizendo é: Quem está perto compreende e encontra formas mais sensatas para justificar as determinações e combinar as regras.
A gente consegue, por exemplo, ver sem malicia o bate papo das meninas com os meninos na calçada, quando procuramos conhece-los, quando trocamos algumas ideias com eles. Fica bem mais fácil para mandar entrar, na hora devida.
Outro dia, eu estava navegando pelas redes sociais e assistindo uma das filhas na twitcam. Observei no meio da conversa, muito legal por sinal, havia pelo menos dois caras mandando mensagens obcenas.
Me dirigi até o quarto onde ela estava fazendo o vídeo e expuz a minha opinião a respeito, além do comentário que eu já havia postado lá para os rapazes.
A principio, ela tentou justificar que coisas desse tipo normalmente acontecem. Assim, como quem diz: - Você não entendi disso pois não é do seu tempo.
Compreendendo o que intencionava dizer, me adiantei na explicação:
- Você pode até achar que não compreendo, que não é do meu tempo... e tal. Mas, esse é o meu tempo de mãe e, por sorte, aprendi com vocês a utilizar as suas tecnologias e as transformei em mais uma ferramenta de interação. Assim, aprendo com vocês sobre o que acontece e a minha experiência permite ensinar o “porque acontece” e “Como agir corretamente” em determinadas situações.