Quem sabia que em Natal estava acontecendo o 20º FESTIVAL DE CINEMA?
Quase ninguém.
E não poderiam porque não houve divulgação nas grandes mídias.
O evento encerrou ontem e hoje está tendo a exibição do filme vencedor do festival que foi OLHOS AZUIS, em uma das salas de cinema do Praia Shopping, com uma entrada de apenas R$1,00.
Os Natalenses foram privados de assistir a filmes nacionais de excelente qualidade.
É vergonhoso esclarecer aqui que isso se deve a falta de compromisso político dos nossos governantes com a Cultura e com a divulgação da nossa cidade.
Devo dizer que eu só fiquei sabendo do festival porque a minha filha estava trabalhando nele.
E com muita tristeza também devo dizer que só eu e a minha mãe estávamos hoje na sala do cinema assistindo ao filme na sessão das 14:20 horas.
Fomos privilegiadas, pois considerei que este foi um dos melhores filmes que eu já assisti.
É notório que o Brasil ultimamente tem feito filmes de excelente qualidade, capaz de concorrer de igual para igual com qualquer país.
O filme que foi vencedor do 20º FESTIVAL DE CINEMA DE NATAL me encantou pelas imagens; pela atuação primorosa dos atores; pela história do filme; pela reflexão que ele permite a respeito da condição humana e às vezes desumana das pessoas. Mostra a realidade de países, como os EUA e de pessoas que se acham melhores que as outras. O filme me emocionou. Achei-o simplesmente belo.
OLHOS AZUIS tem a duração 105 minutos; a direção de José Joffily; Produção de José Joffily e Heloísa Rezende. O Elenco principal é David Rasche , ator americano que interpreta Mashal, o policial chefe do setor de imigração dos EUA; Irandhir Santos, do elenco de Tropa de Elite 2, que neste interpreta o papel de um professor discriminado e assassinado pela equipe de polícia americana e Cristina Lago, uma atriz que dá um banho de interpretação vivendo o papel de uma jovem prostituta brasileira que auxilia o policial na sua última missão de se redimir da culpa de haver destruído a vida de várias pessoas.
Não poderia deixar de registrar aqui as palavras de VALÉRIO ANDRADE, Diretor Geral do FESTNATAL transcritas do Blog http://cinepotiguar.wordpress.com/category/festival-de-cinema/. Um desabafo retirado de um texto que ele intitulou “ E O VENTO NÃO LEVOU “.
“... O que é totalmente injustificável, perante a classe artística nacional, é que após 23 de existência, e de ser o mais antigo do Nordeste e o quarto (em continuidade o) mais antigo do Brasil, o FestNatal ainda não tenha merecido o patrocínio permanente do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal.
Ao contrário do que ocorreu em outros festivais, e não apenas nos do Rio de Janeiro e de Gramado, a participação local sempre ficou a mercê da boa ou da má vontade dos governantes. A trajetória do FestNatal no Governo do Estado foi idêntica a da Prefeitura de Natal. Com Wilma prefeita, quando houve, o apoio foi simbólico. Com Carlos Eduardo, a participação seria efetiva. Na administração de Micarla, a esperança nascida em 2009 transformou-se em desesperança em 2010.
Garibaldi Filho, como de hábito, foi o único político do Rio Grande do Norte que defendeu o FestNatal na corte de Brasília.”
Quem tiver interesse em saber mais sobre o filme e sobre o festival, felizmente há vários Blogs que divulgaram a respeito. Aqui tem a lista de alguns.
http://blogdeassis.com/festival-de-cine-de-natal-homenageia-garibaldi-filho-21016/www.robsonpiresxerife.com/.../festival-de-cinema-de-natal-homenageia-garibaldi-filho/
www.bobflash.com.br/natal/.../FESTIVAL-DE-CINEMA-DE-NATAL-20º- FESTNATAL--1º-DIA.html