sábado, 29 de maio de 2010

COMEÇARAM AS OBRAS PARA A COPA EM NATAL-RN


Poucas pessoas repararam , mas, começaram realmente as obras para a Copa de Futebol que será sediada em Natal em 2014. Talvez não tenham percebido porque o “pontapé” inicial, usando um trocadilho, foi derrubar a educação.

Explico: Antes de qualquer coisa, acharam por bem demolir o Centro Infantil Kátia Garcia, que há decadas funcionava no Centro Administrativo, em um prédio lindo, com salinhas redondas que de longe pareciam casinhas de pombos e com um parquinho entre elas.

O pior, fizeram isso sem a menor organização e respeito pelas crianças e pelos profissionais que ali trabalhavam, estes, espalharam por outras entidades por aí, e as crianças foram dispensadas para umas férias sem fim.

Começaram com um procedimento que no mínimo é significativo. Simboliza o descaso com a educação infantil nessa cidade, nesse estado e nesse país.

Porque não derrubaram primeiro o machadinho? Ou a governadoria? Quem sabe?

Comentam-se até que Natal está fora da copa, que não conseguiu cumprir os prasos, ou sei lá o quê. Se isso for verdade então eles realmente demoliram algo que não irá fazer falta alguma para o governo.

O Brasil tem a fama de ser “O país do futebol”, apesar de não ter mostrado muita coisa nos últimos tempos, mas se para promover esse evento destroem escolas sem se preocupar com as crianças, deveria ficar conhecido mesmo como “O país sem educação”.


domingo, 23 de maio de 2010

AS CASAS DAS MOEDAS


Alguns chamam, carinhosamente, a Igreja Universal do Reino de Deus de “A CASA DA MOEDA”, sabemos bem o porquê. Lá descobriram, de forma bem mais eficiente, o que outras igrejas experimentam há muito tempo e constantemente, a fórmula de fazer dinheiro fácil. Lutero deve estar “PROTESTANDO”, esteja onde estiver.

Esta semana eu fui arrebanhada por outra “CASA DA MOEDA”, o DETRAN.

Todo mundo que já tirou habilitação, renovou, foi multado, ou necessitou de alguma forma utilizar esta instituição sentiu-se lesado pelos preços cobrados pela mesma, pela burocracia e mal atendimento.

Quando recorremos as Centrais do Cidadão percebemos uma melhorada no ítem conforto, apenas.

Para pessoas honestas, trabalhar em um orgão como este é constrangedor devido a fama que já se espalhou sobre a corrupção exercitada ali. Para qualquer dificuldade há sempre um funcionário atencioso e solicito para agilizar a resolução do problema e no final receber a sua “bolinha”.

Ser guarda de trânsito então, tornou-se uma profissão conhecida como de profissionais com caráter duvidoso. Lamentável para uma minoria honesta que certamente ainda existe neste trabalho.

Uma coisa que achei interessante, só lamentei ter que pagar por isso, foi a prova de “Direção Defensiva” e “Noções de primeiros socorros no trânsito”. No final alguém comentou que se sentiu idiota respondendo questões tão óbvias. Mais idiota deveriam sentir-se as pessoas que na prática dirigem por aí ignorando atitudes tão óbvias, mas que são capazes de reduzir grandemente os riscos de acidentes.

Ao invés de estar tão preocupado em receber dinheiro com multas e outros serviços o governo deveria estar empenhado em investir em educação e reeducação sobre o trânsito promovendo cursos gratuítos e obrigatorios para os iniciantes e infratores.

Lamentamos que a função de educar para o trânsito tenha sido privatizada, atribuidas às auto-escolas que, certamente, só estão preocupadas com os seus lucros.

sábado, 15 de maio de 2010

O DIABO EXISTE?



Existirá realmente o mal único, verdadeiro e eterno?


Se Deus é o criador e força maior do universo, como poderia uma criatura sua assumir tal poder de comando sobre a humanidade, anulando completamente a capacidade de intervenção divina sobre os seus atos?


Se cremos que assim aconteça, o nosso Deus certamente não tem tanto poder, ou do contrário, é um Deus que se recusa a tomar partido e ter caráter para agir de acordo com o que julga correto.


Um pai que deliberadamente deixasse seus filhos à mercê do mal, tendo condições de tomar uma atitude para impedir, não apresentaria sabedoria.


Pensando-se na possibilidade de realmente existir um ser espiritual vindo do mais alto nível de evolução, em contato e aprendizagem direta com o Criador, que de lá se perdeu a ponto de tomar para si os mais inferiores dos sentimentos questiona-se:

  1. Falhou Deus nos seus ensinamentos e orientações assim como falhamos as vezes na educação dos nossos filhos, dado os nossos limites?
  2. Seria Deus incompetente para reverter esta situação?
  3. Teria o criador lavado as mãos e decido ser apenas um espectador?
  4. O poder de Deus seria tão menor do que pensamos a ponto de não poder interferir no mal que está sendo empregado na sua criação?
  5. Seria o diabo tão poderoso quanto Deus a ponto de afrontá-lo sem temer represálias?
  6. Que motivo teria o diabo; satanás; coisa ruim; espírito eterno do mal; etc., para ter tanta convicção de que pode agir a vontade sem se preocupar com a punição pelos seus atos?
  7. Estaria Deus dando um tempo para só agir quando o estrago chegar ao limite máximo?
  8. 8. Onde está a sabedoria de permitir a desgraça dos seus filhos por intervenção de outros e não por consequencias dos seus próprios atos?


Para assumir que o diabo um dia já fez parte da convivência de Deus é necessário afirmar que a capacidade de ensinamento e orientação divina foi falha.


Parece mais plausivo crer que, se há realmente intervenções malignas no plano espiritual essas advem de seres mais inferiores que nós e que, assim sendo, estes, embora tenham desenvolvido um poder de manipulação, só poderiam agir em conformidade com a nossa permissão e a nossa fraqueza.


As vezes citamos a Bíblia para nos esentarmos em exprimir a nossa opinião própria a respeito das coisas.


Se Deus não quizesse que refletissemos teria nos dado um cérebro limitado, incapaz de analisar, investigar e criar hipóteses, de evoluir. Incapaz de realizar “milagres” e tantos outros poderes que ainda desconhecemos.


Esquecemos que, apesar de crer ser a Bíblia um conjunto de livros inspirados por Deus, foi escrita através da limitação humana e reescrita várias vêzes para idiomas diferentes , exposta a manipulação de uma igreja dominadora, além de apresentar muitos textos totalmente passíveis de interpretação individual que é apresentada por muitos lideres religiosos como “a verdade”.


Infelizmente, se deixarmos de crer na figura do diabo corremos o risco de ter que assumirmos a culpa de todo o mal que fazemos a nós mesmos e a toda a humanidade.

domingo, 9 de maio de 2010

SER MÃE


Ser mãe é:

Desejar sê-lo, assim que se descobre mulher.

Determinar que se não puder gerar, não importa, ainda assim será mãe pois em algum lugar haverá uma criança só, a espera de alguém para chamar de mãe.

Ver o corpo se modificando e sentir-se bela e feia ao mesmo tempo, ansiosa pelo encontro com o filho e temerosa pelo sofrimento que irá passar.

Parir. Nesse momento puramente instintivo está a experiência máxima, onde dor e felicidade se misturam para concretizar um milagre.

Sentir a continuação do milagre quando coloca o filho nos seios e sente o leite fluir para alimentá-lo.

Doar seus dias, suas noites, sua vida e adiar seus sonhos.

Enxergar nas suas experiências o valor da sua própria mãe.

Experimentar o verdadeiro amor, aquele que é capaz de dar a sua própria vida pelo o outro ser.

Perceber que de agora em diante você nunca mais estará sozinha no mundo.

Sentir que essa é a razão máxima para você existir.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

POESIA: Esperança




Espero a chuva cair novamente
Esqueci que havia plantado sementes
Quase pisei
Quase esmaguei os sonhos que brotavam
o solo ainda está seco
mas o céu se cobre de nuvens agora
sopra o vento frio
renova-se aos poucos
a fé dessa humilde lavradora
esperança é o que cultivo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...