Tem pessoas que erram bastante na vida e aprendem com seus erros. Saem as vezes muito machucadas, mas conseguem se reerguer, dar a volta por cima e se tornarem melhores. Seguem em frente.
Tem pessoas que erram e nunca aprendem nada. Continuam a vida inteira repetindo os mesmos erros, caindo nos mesmos buracos, sem nunca aprender a desviá-los. Essas, passam pela vida sem evoluir, caminham em círculos.
Tem pessoas que de longe percebe os obstáculos, buscam alternativas de superá-los sem deixar-se atingir por eles, desviam-se dos buracos, servem de guia para os que caminham ao seu lado.
Seja qual for a nossa forma de caminhar o importante é ter o objetivo de a cada passo nos tornarmos pessoas melhores e mais sábias do que éramos no inicio do caminho, cada vez sairmos mais ilesos das batalhas, cada vez mais atentos para nos desviarmos dos buracos, evitando as quedas e auxiliando aqueles que ainda não descobriram o caminho da evolução. E, se ainda assim, viermos um dia a tropeçar ou cair, temos que aprender a nos perdoar e dar-nos sempre uma nova chance para recomeçar a caminhada.
(Ivana Lucena)